quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sequência Didática Profº Maria Donisete

Sequência Didática- Texto Avestruz



Indicação de atividade: 6º ou 7º ano Trabalhando Crônica/Relato Pessoal
Tempo previsto: de 4 a 6 aulas
Levantamento de conhecimentos prévios
Apresentar imagens
Expressão linguagem oral

  1.     Você tem animal de estimação?
  2.      Conhece alguém que tenha como animal de estimação de estimação um bicho diferente?

Proposta
Exibir o filme Como treinar um dragão
*Discutindo ideias construindo valores
1)      Após a leitura do texto ”Avestruz”, discutir a validade do pedido do garoto à mãe e ao amigo?
2)      Você já viveu ou conhece alguém que vive em apartamento? Como é criar um bicho de estimação em apartamento? É possível qualquer animal?
3)      Um animal de estimação substitui um amigo?
*Escrevendo sobre o texto:
1. O texto é uma crônica, trabalha elementos da crônica.

A.      Quais são os personagens?
B.       Qual é o foco narrativo?
C.      Onde se passam os fatos?
D.      Qual é o tema abordado pelo autor na crônica?
E.       Qual o fato do dia – a- dia que desencadeou o desejo do menino?
F.       Explique por que não foi consumado o desejo do menino?
G.     Qual foi o novo pedido do menino?
H.      Por que você acha que o autor sugeriu a amiga que levasse o filho a um psicólogo?
*Produção escrita:
Solicitar aos alunos a produção de um texto abordando o tema do texto e elementos trabalhados no filme.
Pedido de filho
Avaliação: Participação das aulas, aprofundando a discussão, fornecendo argumentos próprios para defesa de suas ideias previamente formuladas. Elaboração de texto dentro da característica solicitada “relato”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário