sábado, 22 de junho de 2013

SD - À partir da Crônica: "Meu primeiro Beijo"

Sequência didática
        
Introdução
Apresentação da proposta da SD, Leitura, escrita e oralidade, do gênero textual  Crônica “Meu primeiro beijo”, de autoria de Antônio Barreto. Para alunos da 1ª série do Ensino Médio. Com a apresentação do Produto Final, leitura do texto  (crônica, conto, música ou poema/poesia) produzido pelos alunos. A ser desenvolvidas em 16 aulas.
Para  que eles possam desenvolver a competência leitora em voz alta, e assim aplicar em diferentes esferas de atividade social tornando – o protagonista do próprio saber.
              
       ESTRATÉGIA 1

       Vamos relembrar seu primeiro beijo?
       O que é glicose?
       O que é metabolismo?
       O que são bactérias?
       O que são substâncias orgânicas?
       Essas palavras estão associadas a que tipo de texto que vocês já leram?
       A ser desenvolvidas em 2 aulas

ESTRATÉGIA 2

       Leitura compartilhada
       Discussão contextualizando o texto e fazendo as inferências necessárias.
       A ser desenvolvida em 2 aulas.

              ESTRATÉGIA 3

       Desenvolver as competências usando dicionários e multimídias para que os alunos pesquisem as palavras desconhecidas e também, atividades de outras disciplinas onde apareçam contextualizadas as palavras presentes neste texto.
       A ser desenvolvida em 3 aulas.

              ESTRATÉGIA 4

       Intertextualizar com a música “Química” da banda Legião Urbana que em seus versos faz menções a várias disciplinas propondo uma interdisciplinaridade semelhante ao que encontramos na crônica.
       A ser desenvolvida em 2 aulas

               ESTRATÉGIA 5

       Mostrar que há valores estéticos e nas produções textuais e devem ser respeitadas, para que o aluno perceba os valores sociais estabelecidos e padronizados.
       A ser desenvolvida em 3 aulas.

               ESTRATÉGIA 6

       Apresentação o produto final: Conto, música, poema/poesia e crônica.

       A ser desenvolvida em 4 aulas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário