Sequência didática
Introdução
Apresentação da proposta da SD,
Leitura, escrita e oralidade, do gênero textual
Crônica “Meu primeiro beijo”, de autoria de Antônio Barreto. Para alunos
da 1ª série do Ensino Médio. Com a apresentação do Produto Final, leitura do
texto (crônica, conto, música ou
poema/poesia) produzido pelos alunos. A ser desenvolvidas em 16 aulas.
Para que eles possam desenvolver a competência
leitora em voz alta, e assim aplicar em diferentes esferas de atividade social
tornando – o protagonista do próprio saber.
ESTRATÉGIA
1
• Vamos
relembrar seu primeiro beijo?
• O
que é glicose?
• O
que é metabolismo?
• O
que são bactérias?
• O
que são substâncias orgânicas?
• Essas
palavras estão associadas a que tipo de texto que vocês já leram?
• A
ser desenvolvidas em 2 aulas
ESTRATÉGIA 2
• Leitura
compartilhada
• Discussão
contextualizando o texto e fazendo as inferências necessárias.
• A
ser desenvolvida em 2 aulas.
ESTRATÉGIA
3
• Desenvolver
as competências usando dicionários e multimídias para que os alunos pesquisem
as palavras desconhecidas e também, atividades de outras disciplinas onde
apareçam contextualizadas as palavras presentes neste texto.
• A
ser desenvolvida em 3 aulas.
ESTRATÉGIA
4
• Intertextualizar
com a música “Química” da banda Legião Urbana que em seus versos faz menções a
várias disciplinas propondo uma interdisciplinaridade semelhante ao que
encontramos na crônica.
• A
ser desenvolvida em 2 aulas
ESTRATÉGIA
5
• Mostrar
que há valores estéticos e nas produções textuais e devem ser respeitadas, para
que o aluno perceba os valores sociais estabelecidos e padronizados.
• A
ser desenvolvida em 3 aulas.
ESTRATÉGIA
6
• Apresentação
o produto final: Conto, música, poema/poesia e crônica.
• A
ser desenvolvida em 4 aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário